|
PLANO DE
AULA
|
|
|
TEMA:
|
|
|
OBJETIVO GERAL
|
|
|
OBJETIVO ESPECÍFICO
|
|
|
JUSTIFICATIVA
|
|
|
PROCEDIMENTOS
|
|
|
RECURSOS
|
|
|
AVALIAÇÃO
|
|
|
BIBLIOGRAFIA
|
|
Olá! Você que está nos visitando, seja bem vindo! Somos um grupo de professoras da rede estadual de ensino. Participantes do Curso Melhor Gestão, Melhor Educação. Temos em mente utilizar de mais esta ferramenta para facilitar o desenvolvimento das competências e habilidades dos nossos alunos.Professores participantes: Lucimara da Costa Cavalcante, Natercia Cristina de Oliveira, Eliane da Cruz Andrade, Sidnei Chianca, Maria da Penha Braga, Pricila de Campos Silveira e Sueny de Cassia Silva.
domingo, 16 de junho de 2013
domingo, 9 de junho de 2013
Depoimento (Eliane da Cruz Andrade)
Ensinamos matemática porque gostamos e acreditamos
que a matemática é o diferencial em nossas vidas. Com ela podemos desenvolver
nossa criatividade, assim como desenvolver nosso raciocínio lógico.
Perfil (Maria da Penha Braga)
Sou professora há exatos dois anos e estou
amando a profissão. Dar aula é muito bom, gosto de sempre aprender mais
pensando nos meus alunos, porém gostaria de melhorar os meus conhecimentos em
informática.
Perfil (Sueny de Cassia Silva)
Oi! Meu nome é Sueny e sou professora de
Matemática da escola E.E. Simon Bolivar.
sábado, 8 de junho de 2013
Primeiro contato com a leitura
Meu contato com a
leitura começou na infância com histórias em quadrinho. Logo depois passei a
ler biografias. Passei a ter mais gosto ainda pela leitura quando comecei a ler
livros sobre a vida dos santos. Comecei com Santa Mônica, mãe de Santo
Agostinho e também alguns livros de Santo Agostinho. Percebi que Fé
e Ciências andam juntas. Vi também que muitas coisas do que falam sobre Galileu
é mentira quando li o livro a: Filha de Galileu e também pude notar que
cientistas famosos eram homens de muita fé. Enfim o mundo da leitura acrescentou
muito a minha vida acadêmica e pessoal.
Professora Natercia
Cristina de Oliviera
Perfil (Natercia Cristina de Oliveira)
Trabalho com
o ensino fundamental II e ensino médio, gosto muito do que faço mais confesso
que no momento ando um pouco desanimada. Meu Hobbe é praticar esportes. Gosto muito de
fazer novas amizades e ampliar meu conhecimento.
quinta-feira, 6 de junho de 2013
Perfil (Eliane da Cruz Andrade)
Estou
na rede desde 1998, estou feliz em compartilhar meus conhecimentos. Gosto de
inovar e conhecer novos métodos para ensinar.
Leitura e escrita
Sei o quanto a leitura é importante. Por isso hoje já criei em
minhas aulas o hábito da leitura. Como sabemos para que haja o aprendizado é
necessário o incentivo e isto não ocorria em minhas aulas. No início eu só
passava os exercícios e resolvia com os alunos sem fazer as verdadeiras trocas,
é claro que isto a 15 anos atrás. Hoje após muitos cursos fui capaz de aprender
e criar novas práticas a partir da leitura e escrita. Hoje sempre trago para as
aulas textos reflexivo para incrementar mais minha aula. E assim acabamos tendo
uma ótima troca de experiência.
Um fato curioso que aconteceu comigo em relação a leitura e
escrita foi no meu ensino médio a professora de língua portuguesa indicou um
livro para lermos. Como eu não tinha muita intimidade com a leitura pedi para
uma colega fazer o resumo do livro pra mim e no dia da prova consegui tirar 8.
Aí comecei a pensar se com o resumo eu consegui 8 se tivesse lido o livro teria
tirado 10 e foi a partir desse episódio que passei a ter o gosto pela leitura e
hoje gosto de incentivar meus alunos a leitura até mesmo da bibliografia dos
grandes matemático.
Eliane da Cruz Andrade
quarta-feira, 5 de junho de 2013
Perfil (Lucimara da Costa Cavalcante)
Olá,
meu nome é Lucimara, sou professora a 3 anos. sou casada, tenho uma filha de 11
anos.Me sinto muito realizada com minha profissão, e procuro sempre fazer tudo
aquilo que está ao meu alcance para alcançar os meus objetivos. Adoro
estar com os meus alunos, interagir com eles e ajudá-los naquilo que for
possível. Espero poder marcar a vida deles, e que um dia eles possam
lembrar de mim com boas recordações. Desejo a todos muito sucesso.
Minha primeira experiência com a leitura
Meu nome é Lucimara da Costa
Cavalcante. Eu não fui uma criança que tinha o hábito de ler. Mais sempre
gostei de fazer redações na escola, principalmente quando a professora dizia
que o tema era livre, pois assim eu poderia escrever o que eu quisesse. No
entanto quando o tema era direcionado, complicava muito a minha vida porque eu
me sentia amarrada e muitas vezes sem saída. O meu primeiro contato com a
leitura foi na quinta séria, quando a professora pediu que lêssemos o livro
"O milagre de cada dia" de Giselda Laporta. No livro José e Eunice
enfrentam grandes dificuldades para criar seu filho único Jesus. Este livro
mostra a importância da união familiar. Este foi o primeiro livro que eu li, achei
magnífico. Eu me envolvi muito com a história, passando a me interessar por
leitura. Tenho certeza que a leitura abre a visão para novos horizontes, levando-nos
a nos expressar melhor e com relação à escrita, desenvolver a argumentação e
consequentemente também a nossa forma de interpretar. Hoje graças a Deus tenho
valorizado e muito a leitura.
segunda-feira, 3 de junho de 2013
Porque se ensina matemática?
Uma
primeira pergunta que se coloca é: Porque se ensina Matemática? Ou mais precisamente: Porque a Matemática
aparece em todos os currículos escolares
do mundo? O avanço cognitivo do ser
humano passa necessariamente pela
abstração. É evidente que temos
outras disciplinas que aprofundam mais a abstração, como por exemplo a filosofia, mas a matemática chega
mais rápido, à uma criança de 7 anos já
se solicita que abstraia números, por exemplo.
A matemática, então, é um componente cultural muito importante, solicitado
no desenvolvimento da inteligência humana. Por outro lado, se pretendemos, por
esta componente, conduzir uma criança à abstrair conceitos, isto terá que ser feito numa pedagogia adequada para essa
finalidade. Creio que a mais adequada é
partindo do saber-fazer do estudante, chegar com ele na construção do conceito abstrato.
O
professor Ubiratan D‘Ambrósio, pai da etnomatemática, fala sobre os fundamentos da sua teoria. Para ele, a
matemática é usada como filtro social que define quem tem condições de tomar
decisões. Segundo D’Ambrósio, já que a
criança é condicionada a achar que a matemática é complicada,ele diz acreditar
que o natural seria a matemática ser tratada como um conhecimento presente em
todas as coisas do cotidiano das pessoas. Ele explica que foi atribuído à matemática
um caráter rigoroso, com muitas abstrações, esquecendo-se que ela está no cotidiano
das crianças e que é espontânea. Olhar, classificar, comparar são princípios da
matemática. Se alguém estender uma mão cheia de balas e outra com poucas para que
uma criança escolha, ela reconhece a diferença de quantidades e vai optar pela mão
cheia. Isso é uma aplicação cotidiana e prática da matemática.
Ele
diz acreditar que é necessário um grande esforço dos educadores modernos para
que a matemática deixe de parecer tão complexa e elitista. “Os professores
precisam aproximar a disciplina do que é espontâneo, deixar a criança à vontade, propor jogos,
distribuir balas, objetos, para que o aluno se sinta bem. A criança adquire
habilidades para a matemática em casa, no meio em que vive. Cada um tem um modo
próprio de aplicá-la. O aluno que sai de casa e vai para a escola tem que
traçar um trajeto, isso é etnomatemática adequada àquele ambiente, assim como o
piloto de avião que sai de São Paulo e vai para o Rio. Ele usa a etnomatemática
adequada para aquela situação.
Assinar:
Postagens (Atom)

